luís duarte pacheco

[arquitecto]
25-03-2020

27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO – 18 a 22 de julho de 2021

Fonte: 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO

As circunstâncias globais decorrentes da pandemia do novo Coronavirus fizeram com que o 27º Congresso Mundial de Arquitetos tivesse que ser transferido para julho de 2021. Lamentamos o transtorno causado a todos e contamos com a sua compreensão.

Temos o ânimo fortalecido ante o novo desafio que está colocado para todos aqueles que têm compromisso com a qualificação do espaço de vida das pessoas.

Nunca o tema de um Congresso Mundial de Arquitetos foi mais profético: Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21.

Assim, queremos reiterar o convite para que estejam conosco, no Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.

Arquitetos de todos os continentes, pensadores do urbano, pesquisadores, universitários, construtores, movimentos da sociedade e da juventude, empresas de tecnologia e de sistemas, instituições acadêmicas e multilaterais, representações políticas e de países, enfim, sob o cenário ímpar carioca, estavam convidados a cotejar experiências relacionadas à construção do espaço da vida social. Agora, com a nova e brutal realidade global, decorrente da pandemia, somos, mais do que nunca, instados a refletir e a propor sobre o que queremos para nossas cidades e para o nosso planeta. O convite, assim, se amplia.

É uma situação que corresponde ao drama mundial. Mas é, sobretudo, um chamamento à responsabilidade sobre o modo como estamos construindo nosso ambiente de vida.

O 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO adquire um novo patamar. Insere-se no esforço de repensar e propor um mundo mais solidário, mais equitativo, de espaços mais bem projetados e mais bem construídos para o uso de todos.

A programação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos está mantida. É claro que precisará ser adequada à disponibilidade de mais de uma centena de palestrantes já contatados, mas confiamos que será bem sucedida. Ela está afinada, conceitual e cientificamente, com as metas da ONU, da ONU-Habitat e da UNESCO.

Agora, porém, somos também responsáveis por avançar, por ir além, na interpretação dos novos desafios referenciados ao futuro das cidades.

O 27º Congresso Mundial deu origem e se insere na programação da Rio Capital Mundial da Arquitetura UNESCO-UIA 2020, que se desdobrará em 2021, pelo menos até a data do grande evento.

O UIA2021RIO se realizará no Centro do Rio de Janeiro, local histórico da cidade, depositário de um patrimônio arquitetônico que perpassa quatro séculos e meio. Esse patrimônio inclui magníficos exemplares da Arquitetura Colonial até a Arquitetura Contemporânea, onde se destaca um dos mais importantes edifícios da Arquitetura Moderna, o antigo Ministério da Educação e Cultura, hoje Palácio Capanema. Projetado em 1936 por equipe de então jovens arquitetos, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Jorge Moreira, Afonso Reidy, Ernani Vasconcelos e Carlos Leão, sob risco original de Le Corbusier, o Palácio Capanema será uma das sedes do 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

O Rio de Janeiro é chamado de Cidade Maravilhosa por conta de sua rica inserção arquitetônica em uma geografia esplendorosa, única, que deu condições para o desenvolvimento de um povo amistoso, caloroso, com grande talento artístico, que sabe receber seus visitantes e fazê-los amigos. A relação entre praias, florestas e ambiente construído é impar, absolutamente inesquecível.

O Rio, porém, é também lugar para o enfrentamento de desafios importantes para a arquitetura do século 21. Cidade com contrastes relevantes, tem nas favelas um dos elementos urbanísticos mais representativos das dificuldades das cidades com crescimento exponencial, característico do mundo emergente. É um desafio sobre o qual o Congresso há de refletir, agora com mais ênfase.

O mês de julho é um dos melhores para a visitação. Tem temperatura amena, costuma ser regido por um sol caloroso, e permite o amplo desfrute de suas belezas naturais e culturais.

A cidade é capital do estado homônimo, também ele lugar privilegiado. Inúmeras cidades de litoral e de montanha são atrativos permanentes.

Mas é o Brasil, de mesmo modo, um país cheio de oportunidades para o desfrute cultural e turístico. Vale a pena conhecer os encantos da terra brasileira, considerado desde o início de sua colonização como um Paraíso na Terra.

Sejam bem-vindos ao Rio de Janeiro e ao Brasil, caros colegas de Todos os Mundos.

Cordialmente,

Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Organizador do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2021RIO.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram